A INFLUÊNCIA NAS METAS DE COMPAIXÃO E AUTOIMAGEM NO BEM-ESTAR

O CASO DOS ALUNOS DA PMDF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10839990

Palavras-chave:

Bem-Estar, Metas de Compaixão e Autoimagem, Polícia Militar do Distrito Federal., Educação e Cultura

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral mensurar o impacto das metas de compaixão e autoimagem no bem-estar de alunos nos cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos, na PMDF e sua relação com alguns fatores sociodemográficos. Para realização do trabalho foi utilizado o método de pesquisa eminentemente quantitativo, com uma breve parcela qualitativa que teve objetivo de apresentar sucintamente o sistema de ensino da PMDF e seus principais cursos. Participaram da pesquisa duzentos e cinquenta policiais militares do Distrito Federal que estavam frequentando cursos iniciais ou sequenciais da carreira de oficial ou praça na Corporação (CAE, CAO, CFO, CAEP, CAP e CFP). Os resultados demonstraram bons níveis de bem-estar dos alunos e que as metas de compaixão se sobressaíram nos policiais, mas sem deixar de lado sua autoimagem, bem como as correlações demonstraram que as metas de compaixão se correlacionaram positivamente com satisfação com a vida e bem-estar global. Perspectivas futuras podem ampliar o escopo com mais alunos, também com docentes e gestores da educação e cultura na Corporação.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Ferreira-Alves, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), mesmo programa onde concluiu o mestrado (MSc) em 2018. Graduado em Segurança Pública pelo ISCP (2005) e em Direito pela UDF (2010). MBA em Gestão Estratégica pela FGV (2012). Atualmente é Oficial Superior, no posto de Major da PMDF, onde atua na alta gestão e como professor nos cursos de graduação e pós. Tem experiência no ensino de Psicologia Social e Organizacional, Direito Penal, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Ciências Policiais.

Renato Cezário Guimarães, Instituto Superior de Ciências Policiais

Possui graduação e pós-graduação lato sensu em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais, bem como pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública, também pelo ISCP. Tem experiência na área de Segrança Pública, Cinotecnia, Inteligência de Segurança Pública e Gestão de Pessoas. 

Jorge Henrique da Silva Pinto, Instituto Superior de Ciências Policiais

Possui graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília (1996). Atualmente é tenente-coronel - Polícia Militar do Distrito Federal. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Inteligência Policial. Dentre as instituições em que realizou cursos de inteligência estão a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). É instrutor dos cursos de inteligência da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Cláudio Vaz Torres, Universidade de Brasília

Degree in Psychology from Universidade de Brasília (1988), M.Sc. in Psychology from Universidade de Brasília (1991) and Ph.D. in Industrial Organizational Psychology from California School of Professional Psychology (1999). Is reviewer of many journals and member International Association for Cross Cultural Psychology, where he also serves as the Regional Representative for South America. Professor at the University of Brasilia, acting on the following subjects: cross-cultural psychology, basic human values, cultural values, political psychology, consumer behavior, cultural diversity and inclusion

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

FERREIRA-ALVES, P. H.; GUIMARÃES, R. C. .; SILVA PINTO, J. H. da .; TORRES, C. V. . A INFLUÊNCIA NAS METAS DE COMPAIXÃO E AUTOIMAGEM NO BEM-ESTAR: O CASO DOS ALUNOS DA PMDF. Estudos em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19–42, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10839990. Disponível em: http://cienciaspoliciais.edu.br/index.php/ecpsop/article/view/19-42. Acesso em: 27 abr. 2024.