O O DILEMA DO PRISIONEIRO REVISITADO:

A LEI FEDERAL Nº 12.850/13 À LUZ DA TEORIA DOS JOGOS

Autores

  • Jacintho Del Vecchio Centro de Altos Estudo de Segurança

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10840046

Palavras-chave:

Colaboração premiada, Teoria dos jogos

Resumo

O presente artigo consiste em uma argumentação no sentido de evidenciar a pertinência e as vantagens decorrentes da aplicação dos princípios, conceitos estruturas e estratégias estudadas pela teoria dos jogos na sistemática da colaboração premiada, instituída no direito brasileiro pela Lei nº 12.850, de 02 de agosto de 2013.

O trabalho é concebido a partir de uma abordagem histórico-analítica da Lei supracitada, assim como da apresentação de pressupostos, estruturas e estratégias características da teoria dos jogos, para, em seguida, viabilizar um modelo abstrato de representação da negociação do termo de colaboração privilegiada entre colaborador potencial e negociador, privilegiando seus traços mais relevantes e indicando variações importantes desse modelo primário, dentro do que permite a lei.

Diante dos resultados obtidos pela construção desses modelos, conclui-se que a teoria dos jogos pode introduzir melhorias significativas na análise dos dados do problema, possibilitando melhores condições aos negociadores, sejam eles policiais ou membros do ministério público, no sentido de viabilizar colaborações que atendam às expectativas da lei e da sociedade, quais sejam, a eficiência ao desbaratar quadrilhas e em identificar e punir criminosos.

Biografia do Autor

Jacintho Del Vecchio, Centro de Altos Estudo de Segurança

Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1993). Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), graduação em direito pela UNICID (2018), mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado e doutorado em ciências policiais de segurança e ordem pública pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de São Paulo (2012 e 2018, respectivamente), doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado pela Université de Lorraine (França - 2013). Atualmente é pesquisador associado ao Laboratoire dHistorie des Sciences et de Philosophie - Archives Henri Poincaré (Nancy, França), professor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde leciona em nível de graduação, e subcomandante do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar, instituição onde também leciona em nível de pós-graduação. Membro do Conselho Estadual de Educação de 2015 a 2018. Tem como principais áreas de interesse a epistemologia, a filosofia da lógica e da matemática, a ética e a sociologia da ciência, os campos de aplicação da teoria dos jogos e da decisão, assim como as questões voltadas à sociologia do crime e da violência, ética, direito constitucional e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

DEL VECCHIO, J. O O DILEMA DO PRISIONEIRO REVISITADO:: A LEI FEDERAL Nº 12.850/13 À LUZ DA TEORIA DOS JOGOS. Estudos em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–64, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10840046. Disponível em: http://cienciaspoliciais.edu.br/index.php/ecpsop/article/view/43-64. Acesso em: 28 abr. 2024.